Category: Featured, GeralTag:
Foto: Leo Aversa

Foto: Leo Aversa

No último sábado, dia 03 de agosto, aconteceu, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, a gravação do DVD da turnê Verdade Uma Ilusão.
Diferente das últimas gravações, o show foi fechado apenas para convidados. Mas não para VIPs e famosos. Foi um show fechado e dedicado especialmente aos fãs que acompanharam durante o último ano a turnê, foi uma forma de agradecimento e, segundo palavras da Marisa Monte, a fórmula ideal para a gravação. Além dos fãs, foram convidados alunos da UERJ em agradecimento ao uso do espaço da universidade para ensaios da turnê.

O público pôde presenciar uma Marisa simpática e animada, claramente feliz com a gravação do DVD acontecendo entre amigos. “Com vocês, tudo fica muito mais fácil!” Sempre que possível, entre as pausas para trocar os cartuchos de memória das câmeras, Marisa conversava com o público e confessou que estava sentindo falta dos gritos de “poderosa” e “maravilhosa” que o público foi orientado a não dar durante as músicas.

Para otimizar a captura dos efeitos das projeções algumas adaptações foram feitas, nenhuma muito perceptível. Além disso, foram adicionados projetores voltados para a plateia, ampliando o efeito das projeções e dando visibilidade para o público presente.
O que se pode notar foi a perfeição da luz e do som, trabalhados e ajustados música a música, para permitir a melhor captura possível além de uma experiência única.
Muitas das músicas que o público estava acostumado a ouvir durante a turnê não estiveram presentes durante a gravação, que deu preferência por captações inéditas. Além disso, Marisa Monte cantou Lencinho Branco, com participação do bandoneonista argentino Lautaro Greco, que já havia participado da etapa argentina da turnê. Foi apresentada também uma música inédita, há pouco tempo incluída na turnê, uma parceria entre Arnaldo Antunes e Dadi, intitulada Dizem (Quem Me Dera).

Foto: Leo Aversa

Foto: Leo Aversa

Durante a gravação apenas duas músicas precisaram ser repetidas, Lencinho Branco, pois Marisa errou um pedaço da letra e Não Vá Embora, que, segundo Marisa, precisou ser regravada uma vez que o tecladista Carlos Trilha teve um problema com o seu retorno.
Apesar da sensação de muitos fãs de um show curto (muitos topariam passar o resto da noite ouvindo mais músicas), a gravação contou com 19 músicas. Após o show de gravação toda a equipe permaneceu na Grande Sala da Cidade das Artes para fazer gravações complementares.
Agora é hora de esperar ansiosamente para o lançamento do DVD e aproveitar o fim da turnê, que já possui datas confirmadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

E, para finalizar o post, o que todos estão pedindo, o set list do show:

1. Blanco (Marisa Monte, Octavio Paz e Haroldo de Campos, 1996)
2. O que você quer saber de verdade (Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, 2006)
3. Descalço no parque (Jorge Benjor, 1964)
4. Arrepio (Carlinhos Brown, 1996)
5. Ilusão (Ilusión) (Julieta Venegas, Marisa Monte e Arnaldo Antunes, 2007)
6. Depois (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, 2011)
7. Amar alguém (Arnaldo Antunes, Dadi e Marisa Monte, 2011)
8. Diariamente (Nando Reis, 1991)
9. Infinito particular (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, 2006)
10. E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown, 1994)
11. De mais ninguém (Marisa Monte e Arnaldo Antunes, 1994)
12. Dizem (Quem me dera) (Arnaldo Antunes e Dadi, 2013)
13. Velha Infância (Davi Moraes, Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, 2002)
14. Sono como tu mi vuoi (Antonio Amurri, Bruno Canfora e Maurizio Jurgens, 1966)
15. Ainda bem (Marisa Monte e Arnaldo Antunes, 2011)
16. Verdade Uma Ilusão (Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Marisa Monte, 2010)
17. Lencinho Querido (El Pañuelito) (Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza em versão em português de Wagner Maugeri Neto, 1956)
18. Gentileza (Marisa Monte, 2000)
19. Não vá embora (Carlinhos Brown e Marisa Monte, 2000)

 

Fotos por Leo Aversa:

11 thoughts on “Gravação do DVD Verdade Uma Ilusão: um show dedicado aos fãs

  1. Tomara que seja um show completo e não documentários iguais aos antigos. E que saia em bluray! 🙂

  2. Marisa voltar a lançar um DVD de show é muito bom. O set list TALVEZ tenha deixado a desejar um pouco, mas se tratando de Marisa Monte tudo pode acontecer. Mas estou feliz pela abertura com “Blanco” e por “Velha Infância” fazer parte dessa gravação.

  3. Incrível o relato. Lendo esse post já deu pra sentir o clima do show e ficar morrendo de vontade de assistir ao espetáculo.
    Estarei na plateia em São Paulo! Marisa arrasa!

  4. “Muitas das músicas que o público estava acostumado a ouvir durante a turnê não estiveram presentes durante a gravação, que deu preferência por captações inéditas”.

    COMO ASSIM ? QUAIS MUSICAS ELA CANTOU ENTÃO COM A PLATEIA ? NÃO FOI O SHOW TODO ?

  5. Deve ter ficado maravilhoso. O Show que vi em BH foi lindo, como sempre Marisa arrasa.Ansiosa pra ver!!!

  6. O show foi espetacular!!!! Ela é super/hiper/mega simpática. Me encantei ainda mais com ela. As suas músicas fazem parte da minha vida. As 19 músicas foram gravadas com o público, pareceu que tinha passado 30 minutos. Pro dvd, ela quis priorizar algumas músicas que não vinham sido executadas na turnê.

  7. Creio que dessa vez ela lança o show completo! Só acho previsível, mais uma vez, encerrar com “Não Vá Embora”. E também fiquei triste pela ausência de “A Sua”, mas tudo bem. Se ela lançar o show inteiro, já estamos no lucro.

  8. Se é o dvd do show, por que retirou as músicas da turnê? Decepção… Cadê o final com “Hoje eu não saio não”? Decepção…

  9. Uma pena Marisa ter excluído as canções: Beija eu, Eu sei, A sua, O que se quer e Tema de amor.
    Deveria encerrar com “Hoje eu não saio não”,
    Exite data de previsão de lançamento do dvd?
    Sera que teremos o show na integra desta vez.
    Amo Marisa mais ela nunca lançou um show na integra o que é uma pena.

  10. Amo marisa, mais acho que faltou algumas musicas que são destaques de sua carreira…

Comments are closed.